Meditação para dormir em 5 minutos

Uma vez um aluno me perguntou como poderia melhorar seu sono. “Me sinto mais cansado quando acordo e isto está me prejudicando”, disse. Saí dessa conversa com o seguinte insight:

Imagine que você tem um notebook de última geração, com uma velocidade maravilhosa  e  uma  configuração excepcional. Você trabalha nele 10 horas por dia e vai abrindo diversos programas e sites. E vai repetindo isso diariamente, sem nunca fechar essas aplicações ou desligar o aparelho. Mesmo o notebook sendo de última geração, uma hora ele vai falhar, precisar de manutenção. Você vai precisar fechar os programas.

O que quero explicar com essa analogia é que sua estrutura mental e emocional são similares a esse notebook. Diariamente, você abre demandas e necessidades reais, resolve problemas, lê, se conecta com pessoas, vê conteúdos dos mais variados, mas em nenhum momento você  encerra seus “programas”. Fica em estado de alerta até o último momento, até o último sinal de  bateria, até que seu corpo, por exaustão, cai no sono. Ao acordar no outro dia, você faz a mesma coisa. E vai acumulando reflexos do dia anterior, tendo a sensação de déjà vu.

Sua mente é igual ao computador, você deve fechar os programas, limpar e deletar o que não é mais importante. Se fizer essa manutenção, terá seu computador funcionando por muitos anos.

O sono é o reflexo do seu dia. É influenciado pelas emoções e pensamentos, assim como seu corpo. Quando você deita sem fechar as janelas, inquieto com as emoções, responsabilidades e preocupações, pode ter um sono agitado e até mesmo desgastante ao invés de revigorante, como deve ser.

Quando expliquei dessa forma, meu aluno compreendeu que precisava fechar seus programas e se desligar para ter um sono tranquilo e acordar mais disposto, sem a carga acumulada dos dias anteriores. Mas como? Ensinei a ele uma meditação simples que ajuda a acalmar o sono, e que, com apenas cinco minutos diários, é o suficiente. Então anote aí: 

Ao deitar na cama, feche os olhos. Inspire contando quatro segundos, segure o ar por mais quatro segundos, solte o ar por outros quatro e fique sem ar por mais quatro segundos. Repita esse processo durante cinco minutos. Em menos de dois meses, garanto que você terá mais qualidade de sono.